Como é o organograma setorial e funcional de sua escola?

Ao lidar com escolas , o primeiro ponto que percebo é a falta de uma visão sistêmica.

Quais são os setores da escola? como eles se relacionam e quais suas dependências?

Quando converso com os funcionários do segundo ou terceiro escalão, a situação fica ainda mais grave , pois em muitas escolas existem funcionários que assumem funções de diversos setores  e que não tem consciência exata do que é prioritário ou não em seu cargo.

Isso cria uma cultura de “bombeiro”, isto é , os funcionários apenas “apagam incêndios”, não conseguem criar uma rotina profissional de antecipação de situações, o que é ideal em qualquer organização.

Outra dificuldade, é que para esse funcionário nem sempre fica claro a quem ele deve se reportar na ocorrência de alguma dificuldade, pois está sendo comandado por diversas pessoas. Isso cria insegurança, falta de domínio de seu cargo e até desestímulo no trabalho.

Então, quer começar a reestruturar?

1. crie dois organogramas claros – um setorial e um funcional de sua escola.

2. converse de forma transparente com os funcionários para verificar em qual cargo ele se sentirá mais estimulado em trabalhar. ( o uso de ferramentas coaching é muito eficiente para isso)

3-designe que cada profissional fique vinculado a um setor específico e que fique claras as funções do mesmo e a qual líder ele  deve se reportar

4. verifique se existe algum setor deficitário ou com exagero de funcionários.

5- faça o remanejamento necessário

6- crie pequenos mutirões para tirar os atrasos que derivaram da antiga estrutura.

Essas são apenas algumas dicas, uma alteração organizacional deverá ser feita com cuidado e coerência e , se possível, com um profissional de fora da escola acompanhando o processo e detectando as principais deficiências.

Postagem  e texto de Andréa B. Bertoncel

Anúncios

Sobre Andrea B Bertoncel

Eu auxilio pessoas que estão infelizes com sua atividade profissional a encontrar seus talentos através do processo de coaching e a construir uma nova vida com mais realização e equilíbrio. A se tornar quem querem ser. Também realizo pesquisas sobre como pensamentos criam a realidade. saiba mais em http://andreabertoncel.com/quemsou/

Publicado em julho 19, 2012, em Artigos, Estrutura e marcado como , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: