A programação neurolinguística e sua aplicação na educação

Porque PNL na escola?

“ A escola é o espaço, por excelência, da formação continuada; o trabalho coletivo é condição fundamental de desenvolvimento da ação educativa; a formação exige construir espaço para a escuta e para o exercício da palavra, requer orientar-se por instrumentos metodológicos que possibilitem a problematização da experiência e deve permitir compreensão aprofundada dos problemas e apontar caminhos para sua superação.” 

Porque PNL para professores? 

A “Programação” refere-se à maneira como organizamos nossas ideias e ações  a  fim de produzir resultados. A PNL trata da pnlnaeducaçãoestrutura da experiência humana subjetiva, de como organizamos o que vemos através dos nossos sentidos. Também examina a forma como descrevemos isso através da linguagem e como agimos, intencionalmente ou não, para produzir resultados.

A PNL nos proporciona capacidade para desenvolver os canais representacionais de comunicação e aprendizagem que é o primeiro passo para o desenvolvimento das nossas habilidades em conhecer a real necessidade dos alunos. Com esse conhecimento, se aprende  desenvolver o mais alto nível de observação e o chamado: “prestar atenção”, algo tão raro entre alunos e professores. Isso ocorre através do processo de espelhamento, onde se observam os canais representacionais: visual; cinestésico e, auditivo. Devem ser levadas em conta as expressões faciais, a postura, os movimentos corporais, os gestos, as qualidades vocais, as frases repetitivas.

É importante desenvolver a capacidade de: perceber, avaliar, expressar e controlar emoções, tais como: medo, raiva, motivação e entusiasmo.

Com essas técnicas a PNL nos dá ferramentas para aprender a preparar a mente para novos aprendizados.

Mais importante que o conteúdo, é ensinar ao aluno a descobrir e confiar em sua habilidade de aprender. É colocar o aluno num estado de aprendizagem tranqüila e alerta e ficar neste estado enquanto estiver aprendendo. Começar a partir de um estado de conforto e confiança é diferente de começar a partir de um estado de medo. Ensinar ao aluno a aprender a visualizar. Esse é o processo de aprender a aprender.

A PNL mostra que se o professor passar algum tempo desenvolvendo habilidades visuais, auditivas e cinestésicas dos seus alunos para que elas possam usar todos os sentidos, quando começar a ensinar palavras, elas aprenderão com facilidade.

Os benefícios da PNL aliados á prática docente dos professores são muitos:

  • Melhoria da relação professor / alunos;
  • Maior compreensão de problemas em sala de aula focando a solução dos mesmos;
  • Crescimento pessoal e profissional;
  • Aumenta capacidade de planejamento com ferramentas mais criativas, entre outros.

PNL e resultados de sucesso 

Desta forma, venho apresentar uma proposta que  visa atender ás expectativas desejadas pelos professores e equipe gestoras das escolas que pretendem desenvolver  com eficiência o processo ensino  e aprendizagem, assim também como  melhorar as relações humanas e de comunicação da equipe docente e discente.

Partindo do principio de que a escola como espaço de possibilidades abre e permite flexibilidade e inovação no trabalho pedagógico constituído por toda uma estrutura funcional, administrativa, humana, pedagógica, financeira, vimos pelo presente sugerir uma proposta interativa de trabalho com foco na metodologia de PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUISTICA   E DE COACHING.

Este encontro tem o objetivo de propor melhorias significativas aos participantes, por meio da reflexão e da intervenção prática e efetiva sobre sua vida pessoal e profissional, colaborando para uma melhor forma de pensar e transformar suas metas em resultados efetivos e reais de sucesso.

Os benefícios e resultados serão evidenciados  e mensurados imediatamente durante e após o curso, trazendo efetivamente respostas e estados positivos  de mudanças e transformações.

Texto de Julia Sécolo

Postagem Andréa B. Bertoncel

Anúncios

Sobre Andrea B Bertoncel

Eu auxilio pessoas que estão infelizes com sua atividade profissional a encontrar seus talentos através do processo de coaching e a construir uma nova vida com mais realização e equilíbrio. A se tornar quem querem ser. Também realizo pesquisas sobre como pensamentos criam a realidade. saiba mais em http://andreabertoncel.com/quemsou/

Publicado em março 13, 2013, em Artigos, Estrutura e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: