COACHING EDUCACIONAL

O contexto sócio-educativo

futuro   Diante do contexto atual da Educação como processo formativo vital para o desenvolvimento humano, nós educadores, professores, gestores, cidadãos conscientes, responsáveis e comprometidos com a saúde e qualidade de vida da criança e do adolescente,  vimos refletir sobre  essa situação de caos encontrada nas escolas.

  • Qual o futuro de nossos alunos?
  • Será que eles tem um  projeto de vida?  Contempla  metas e objetivos reais? 
  • Como está o diálogo entre ensino e aprendizagem?
  • Os professores estão motivados e realizados enquanto profissionais?
  • Os gestores estão preparados para acolher os próximos desafios?

A partir desses questionamentos, apresentamos uma proposta pertinente e consistente que enfoca a necessidade de mudanças necessárias efetivas na estrutura e funcionamento da escola e das equipes (docentes e discentes).

É um programa que visa atender às expectativas dos professores e equipes gestoras das escolas em desenvolver com eficácia o processo de ensino e aprendizagem, assim como em melhorar as relações humanas e formas de comunicação entre equipe gestora, docentes e discentes.

Partindo do princípio de que a escola, como espaço de possibilidades, abre e permite flexibilidade e inovação no trabalho constituído por toda a estrutura funcional, administrativa, pedagógica e financeira, vimos pelo presente sugerir uma proposta interativa de trabalho com foco nas metodologias de PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUISTICA   E  COACHING.

O que são essas metodologias e/ou tecnologias?

METODOLOGIA COACHING

coachingMetodologia que busca atender as seguintes necessidades: atingir metas, solucionar problemas e desenvolver  novas habilidades. Processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências comportamentais, psicológicas e emocionais direcionado à conquista de objetivos e obtenção de resultados – exploração e utilização dos próprios recursos humanos disponibilizados no homem (sistema neurocerebral / estruturas do pensamento/ emoções/ percepções/ crenças limitadoras e apoiadoras).

METODOLOGIA – PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA

PNL

PNL foi proposta em 1973  como um conjunto de modelos e princípios que descrevem a relação entre a mente (neuro) e a linguagem (lingüística – verbal e não verbal) e como a sua interação pode ser organizada (programação) para afetar a mente, o corpo ou o comportamento do indivíduo. Desenvolve e potencializa os cinco sentidos humanos.

Benefícios/resultados para a equipe gestores e docentes:

  • Escola preparada para os desafios que o momento atual traz.
  • Diferencial competitivo em relação às demais escolas.
  • Congruência, dinamismo e envolvimento da equipe como um todo.
  • Equipe profissional motivada e eficaz.
  • Melhoria da relação professor / alunos.
  • Maior compreensão de problemas em sala de aula focando a solução dos mesmos.
  • Crescimento pessoal e profissional.
  • Aumento da capacidade de planejamento com ferramentas mais criativas, entre outros.

Certamente o programa implantado nas escolas e fluindo vigorosamente vai alavancar a consideravelmente a produção dos profissionais da equipe pedagógica e gestora fazendo a diferença no atendimento aos clientes e sucesso financeiro, estrutural e corporativo!

Texto de Julia Seccolo

Postagem de Andréa B. Bertoncel

Anúncios

Sobre Andrea B Bertoncel

Eu auxilio pessoas que estão infelizes com sua atividade profissional a encontrar seus talentos através do processo de coaching e a construir uma nova vida com mais realização e equilíbrio. A se tornar quem querem ser. Também realizo pesquisas sobre como pensamentos criam a realidade. saiba mais em http://andreabertoncel.com/quemsou/

Publicado em março 13, 2013, em Artigos, Estrutura e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Andrea, amei o seu artigo. Estou iniciando o meu TCC e quero pesquisar sobre o coaching educacional, vejo que as pessoas ainda não conhecem a metodologia e acabam não buscando a informação, por achar que não trará benefícios. Trabalho em uma escola privada com mais de 120 professores, discutir este assunto com a equipe vai ser muito rico. No seu artigo me surpreendeu a clareza e a objetividade.
    PARABÉNS!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: